Neemias 7 - Neemias organiza o povo e faz um censo dos retornados do exílio, além de restaurar os sacerdotes e levitas aos seus devidos lugares

Resumo

Após a conclusão da reconstrução dos muros de Jerusalém, Neemias começa a organizar a cidade e suas funções administrativas. 

Ele nomeia Hanani, seu irmão, e Hananias, um líder militar conhecido por sua integridade e temor a Deus, como responsáveis pelo governo da cidade (v. 2). 

Neemias estabelece regras estritas para a segurança, instruindo que as portas da cidade só devem ser abertas quando o sol estiver alto e devem ser fechadas e trancadas ao entardecer, com guardas posicionados tanto no muro quanto diante de suas casas (v. 3).

Neemias observa que, embora a cidade seja grande e espaçosa, a população é pequena e muitas casas ainda precisam ser reconstruídas (v. 4). 

Sentindo-se inspirado por Deus, ele decide registrar o povo por famílias, encontrando um registro genealógico dos primeiros a retornar do exílio na Babilônia sob o rei Nabucodonosor. 

Este registro inclui os nomes dos líderes que acompanharam Zorobabel e Jesua na volta a Jerusalém e Judá, cada um para sua cidade (vv. 5-7).

Segue-se uma extensa lista genealógica dos que retornaram, detalhando os nomes das famílias e suas respectivas quantidades. 

A lista inclui os descendentes de Parós, Sefatias, Ara, Paate-Moabe, Elão, Zatu, Zacai, Binui, Bebai, Azgade, Adonicão, Bigvai, Adim, Ater, Hasum, Besai, Harife, Gibeom, Belém, Netofate, Anatote, Bete-Azmavete, Quiriate-Jearim, Cefira, Beerote, Ramá, Geba, Micmás, Betel, Ai, Nebo, o outro Elão, Harim, Jericó, Lode, Hadide, Ono e Senaá (vv. 8-38).

A lista continua com a enumeração dos sacerdotes, levitas, cantores, porteiros do templo e servidores do templo, incluindo os descendentes de Asafe e os servidores do templo e dos servos de Salomão (vv. 39-60). 

Alguns que retornaram de Tel-Melá, Tel-Harsa, Querube, Adom e Imer não conseguiram provar sua descendência de Israel. 

Entre os sacerdotes que não encontraram seus registros genealógicos, estavam os descendentes de Habaías, Coz e Barzilai, e foram considerados impuros para o sacerdócio até que um sacerdote com Urim e Tumim pudesse ser consultado (vv. 61-65).

O total dos registrados foi de 42.360, além de 7.337 servos e servas, e 245 cantores e cantoras. A lista também detalha os animais que possuíam: 736 cavalos, 245 mulas, 435 camelos e 6.720 jumentos (vv. 66-69).

Alguns chefes de família e o próprio governador contribuíram significativamente para as despesas do templo e da cidade, com doações em ouro, prata e vestes para os sacerdotes (vv. 70-72). 

O capítulo conclui com os sacerdotes, levitas, porteiros, cantores, servidores do templo e o restante do povo, incluindo os israelitas, estabelecendo-se em suas cidades. Quando chega o sétimo mês, todos estão instalados em suas cidades (v. 73).

Contexto Histórico e Cultural
Neemias 7:1-73 é um trecho crucial no livro de Neemias, refletindo um momento significativo na história judaica após o exílio babilônico. 

Após a conquista de Jerusalém por Nabucodonosor II e o subsequente exílio dos judeus para a Babilônia, houve um período de retorno sob a liderança de Zorobabel, Esdras e Neemias, com o apoio dos persas, que conquistaram a Babilônia.

Este capítulo ocorre após a reconstrução dos muros de Jerusalém, um feito simbólico e prático crucial, refletindo a restauração física e espiritual de Israel. 

Neemias, agindo como governador, demonstra prudência e organização na gestão da cidade, preocupando-se com a segurança e a ordem.

A extensa lista genealógica reflete a importância da identidade e herança judaicas. Após o exílio, era essencial restabelecer as linhagens familiares e as conexões tribais, fundamentais para a restauração da identidade nacional e religiosa. 

Esta genealogia também servia como um registro civil e religioso, essencial para a organização da sociedade e para a participação no culto e nas festividades.

O retorno dos exilados e a reconstrução de Jerusalém são eventos significativos no cumprimento das promessas divinas e na esperança messiânica. Esses atos simbolizam a restauração não apenas de uma cidade, mas de uma comunidade fiel a Deus.

O papel dos sacerdotes e levitas, essencial para a manutenção das práticas religiosas e culturais, é ressaltado. A reorganização e a purificação do sacerdócio eram vitais para restabelecer o culto adequado, conforme a Lei mosaica.

A inclusão de detalhes como o número de animais e as contribuições para o trabalho reflete a abrangência e a complexidade da sociedade da época. Esses detalhes ilustram a vida econômica e social em Jerusalém após o retorno do exílio.

Neemias 7 também destaca a continuidade e a fidelidade de Deus para com Seu povo, apesar das adversidades e desafios. A narrativa reafirma a importância da obediência à Lei de Deus e da liderança fiel, representada por Neemias.

A menção do Urim e Tumim no versículo 65 aponta para a contínua dependência de revelação divina na tomada de decisões, especialmente em assuntos religiosos e de pureza.

Finalmente, a conclusão do capítulo, com o povo estabelecido em suas cidades, prepara o cenário para os eventos subsequentes, incluindo uma grande assembléia para a leitura da Lei, realçando a renovação espiritual e a restauração da aliança.

Temas Principais
Restauração e Identidade: Neemias 7 foca na restauração de Jerusalém após o exílio babilônico. A reconstrução dos muros e o registro das famílias enfatizam a importância da identidade e continuidade judaica. Esse tema reflete o desejo de Deus de restaurar e preservar Seu povo, um princípio também evidente na teologia reformada, que enfatiza a soberania e a fidelidade de Deus em manter Suas promessas.

Liderança e Governança: Neemias, como líder, mostra discernimento e habilidade ao organizar a cidade e proteger seus habitantes. Essa ênfase na liderança sábia e piedosa é um tema relevante na Bíblia e na teologia reformada, destacando a importância de governantes que temem a Deus e buscam Seus preceitos.

Importância do Culto e da Lei: O capítulo sublinha a importância dos sacerdotes, levitas, e do culto adequado. A teologia reformada destaca a centralidade da adoração e da observância da Lei de Deus como fundamentos para a vida cristã. A reconstrução de Jerusalém e a restauração do culto são vistas como precursores da obra redentora de Cristo.

Ligação com o Novo Testamento e Jesus Cristo
Restauração Espiritual: A reconstrução de Jerusalém prefigura a obra redentora de Cristo, que reconstrói espiritualmente a vida dos crentes (Efésios 2:19-22). Assim como Jerusalém foi restaurada fisicamente, Cristo restaura a humanidade à comunhão com Deus.

Jesus, o Sumo Sacerdote: O papel dos sacerdotes em Neemias aponta para Jesus como nosso Sumo Sacerdote, que torna a mediação sacrificial obsoleta (Hebreus 7:26-28). Jesus cumpre e transcende o sistema sacerdotal do Antigo Testamento.

Jesus e a Nova Jerusalém: Neemias reconstruindo Jerusalém simboliza Jesus preparando a Nova Jerusalém, um lugar de adoração perfeita e comunhão com Deus, como descrito em Apocalipse 21.

Aplicação Prática
Compromisso com a Comunidade: Neemias mostra a importância de trabalhar juntos para o bem comum. Isto pode ser aplicado na construção de comunidades cristãs fortes, onde cada membro contribui com seus dons e talentos (1 Coríntios 12:12-27).

Liderança Cristã: O exemplo de Neemias encoraja líderes cristãos a agir com integridade, sabedoria e um forte senso de responsabilidade. Os líderes devem buscar a orientação de Deus em suas decisões e ações (Tiago 1:5).

Valorizando Nossa Herança Espiritual: Assim como a genealogia era importante para os israelitas, os cristãos devem valorizar sua herança espiritual e ensinamentos bíblicos, passando-os adiante (2 Timóteo 2:2).

Versículo-chave
"Por isso o meu Deus pôs no meu coração reunir os nobres, os oficiais e todo o povo para registrá-los por famílias." (Neemias 7:5, NVI)

Sugestão de esboços

Esboço Temático: Restaurando a Comunidade de Deus
  1. Reconstrução e Segurança (v. 1-3)
  2. Preservação da Identidade e Herança (v. 5-38)
  3. Contribuições e Comprometimento (v. 70-72)

Esboço Expositivo: A Jornada de Restauração em Neemias 7
  1. Estabelecimento da Ordem e Segurança (v. 1-4)
  2. O Registro Genealógico: Raízes e Identidade (v. 5-65)
  3. Contribuição e Estabelecimento nas Cidades (v. 66-73)

Esboço Criativo: Reconstruindo com Propósito
  1. Portas Fechadas, Corações Abertos (v. 1-3)
  2. Linhas de Herança, Linhas de Fé (v. 5-65)
  3. O Ouro do Serviço, a Prata da Perseverança (v. 70-72)
Perguntas
1. Quais grupos foram nomeados para funções específicas após a reconstrução do muro? (7:1)
2. Quem Neemias encarregou de governar Jerusalém? (7:2)
3. Que instruções Neemias deu sobre a abertura e fechamento das portas de Jerusalém? (7:3)
4. Qual era a situação populacional e habitacional de Jerusalém após a reconstrução do muro? (7:4)
5. O que motivou Neemias a reunir e registrar o povo por famílias? (7:5)
6. Quem foram os primeiros a retornar do exílio, como mencionado? (7:6)
7. Quais líderes acompanharam os que retornaram do exílio? (7:7)
8. Quantos descendentes de Parós retornaram? (7:8)
9. Quantos descendentes de Sefatias retornaram? (7:9)
10. Qual era o número de descendentes de Ara que retornaram? (7:10)
11. Quantos da linhagem de Jesua e Joabe retornaram? (7:11)
12. Quantos descendentes de Elão retornaram? (7:12)
13. Quantos descendentes de Zatu retornaram? (7:13)
14. Quantos descendentes de Zacai retornaram? (7:14)
15. Quantos descendentes de Binui retornaram? (7:15)
16. Quantos descendentes de Bebai retornaram? (7:16)
17. Qual era o número de descendentes de Azgade que retornaram? (7:17)
18. Quantos descendentes de Adonicão retornaram? (7:18)
19. Quantos descendentes de Bigvai retornaram? (7:19)
20. Quantos descendentes de Adim retornaram? (7:20)
21. Quantos descendentes de Ater retornaram? (7:21)
22. Qual era o número de descendentes de Hasum que retornaram? (7:22)
23. Quantos descendentes de Besai retornaram? (7:23)
24. Quantos de Harife retornaram? (7:24)
25. Quantos de Gibeom retornaram? (7:25)
26. Qual era o número total de pessoas das cidades de Belém e Netofate que retornaram? (7:26)
27. Quantos de Anatote retornaram? (7:27)
28. Quantos de Bete-Azmavete retornaram? (7:28)
29. Qual era o número total de pessoas de Quiriate-Jearim, Cefira e Beerote que retornaram? (7:29)
30. Quantos de Ramá e Geba retornaram? (7:30)
31. Quantos de Micmás retornaram? (7:31)
32. Quantos de Betel e Ai retornaram? (7:32)
33. Quantos do outro Nebo retornaram? (7:33)
34. Quantos do outro Elão retornaram? (7:34)
35. Qual era o número de descendentes de Harim que retornaram? (7:35)
36. Quantos de Jericó retornaram? (7:36)
37. Quantos de Lode, Hadide e Ono retornaram? (7:37)
38. Qual era o número total de descendentes de Senaá que retornaram? (7:38)
39. Quantos sacerdotes da família de Jedaías retornaram? (7:39)
40. Quantos sacerdotes da família de Imer retornaram? (7:40)
41. Quantos sacerdotes da família de Pasur retornaram? (7:41)
42. Quantos sacerdotes da família de Harim retornaram? (7:42)
43. Quantos levitas da linhagem de Jesua e Cadmiel retornaram? (7:43)
44. Quantos cantores descendentes de Asafe retornaram? (7:44)
45. Quantos porteiros do templo retornaram? (7:45)
46. Quantos servidores do templo retornaram? (7:46-60)
47. Quem foram os grupos que não puderam provar sua descendência de Israel? (7:61-62)
48. Qual foi a decisão tomada em relação aos sacerdotes que não encontraram seus registros genealógicos? (7:64-65)
49. Qual era o total de pessoas registradas, incluindo servos e cantores (7:66-67)
50. Quais foram as contribuições dos chefes de família para o trabalho? (7:70-72)

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