Leitura Bíblica: Romanos 13.8-10
O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo. Não existe mandamento maior do que este (Mc 12.31).
Um grupo de 500 pessoas participava de um seminário, quando de repente, o palestrante parou e decidiu fazer uma atividade em grupo.
Foram então distribuídos um balão a cada pessoa. Cada integrante foi convidado a escrever o seu nome no seu balão com uma caneta.
Em seguida, todos os balões foram recolhidos e colocados em uma outra sala.
O palestrante instruiu as pessoas que entrassem na sala onde estavam os balões e que cada um achasse o balão com o seu respectivo nome.
Esta tarefa deveria ser feita em 5 minutos. Todos procuravam desesperadamente o balão com o seu nome, empurrando e batendo-se uns nos outros, um caos total, sem concluírem a tarefa.
O orador então pediu que cada pessoa pegasse um balão aleatoriamente e desse para a pessoa cujo nome estava escrito.
Em poucos minutos, todos estavam com o seu próprio balão.
Em seguida o orador falou:
Isso está acontecendo em suas vidas. Todos estão desesperadamente procurando cuidar de si mesmos. Acabam se tornando egoístas e infelizes. Se dedicássemos mais tempo para ajudar nosso próximo seríamos mais felizes. E teríamos também a ajuda que vem do outro.
Todo isolamento é problemático. Precisamos cuidar uns dos outros. A cooperação, o somar forças é uma atitude saudável.
Juntos podemos fazer muito mais coisas de forma mais fácil e rápida. A atenção para com o mais fraco não é somente uma opção, mas uma obrigação que temos.
Devemos amar nosso próximo. Demonstramos este amor quando ajudamos quem não tem força, quando prestamos socorro ao necessitado.
O contrário do amor é exatamente o egoísmo. Quem se ocupa primeiramente consigo mesmo, acaba desprezando o próximo.
Aparentemente trata bem os outros, mas é apenas falsidade. Infelizmente o próximo é mais alguém de quem pode tirar vantagem.
Nos dediquemos em fazer o bem, amando a Deus, ajudando as pessoas e cuidando de nós mesmos.
Aproveite as oportunidades de ajudar os outros.