Sabei, porém, que o SENHOR distingue para si o piedoso; o SENHOR me ouve quando eu clamo por ele (Sl 4.3).
A palavra “piedade” não é bem vista. Muitas pessoas a associam a pessoas fanáticas, que vivem afastadas da realidade em práticas e cerimônias estranhas.
Estes podem até ter aparência de piedade, como disse Paulo a Timóteo, mas não a verdadeira piedade.
“Tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também” (2 Tm 3.5). Ser piedoso não tem nada a ver com ser um religioso esquisito.
Uma pessoa piedosa é aquela que tem compaixão de seu próximo e vive de acordo com a vontade de Deus.
A piedade se manifesta no conhecimento de Deus através de uma vida de santidade.
Pedro diz:
“Que Deus com seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento de Deus” (2Pe 1.3). Portanto o conhecimento da verdade é que conduz à verdadeira piedade.
O Salmo 4.3 traz uma promessa muito interessante para os que buscam viver em piedade. Diz que o Senhor distingue para si o piedoso.
Na Bíblia Linguagem de Hoje diz que o SENHOR Deus trata com cuidado especial aqueles que são fiéis a ele.
A promessa é que o Senhor ouve a oração do piedoso, ouve o seu clamor. Enquanto o mundo despreza o piedoso e seus princípios bíblicos, Deus acolhe o piedoso, o que anda e pratica os seus mandamentos.
O conselho de Paulo a Timóteo deve ser acolhido por nós. Ele diz: “Exercite-se na piedade” (1Tm 4.7). Grande proveito temos quando buscamos viver uma vida piedosa. “A piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir” (v.8).
Paulo diz que outras coisas da vida têm proveito, mas nada se compara ao proveito de viver em um bom relacionamento com Deus.
Melhor que o exercício físico ou qualquer outra atividade é o exercício espiritual.
Como todo exercício, o exercício da piedade exige luta e perseverança. Com o melhor dos exercícios também teremos o melhor dos resultados.
O mundo zomba do piedoso, Deus o distingue para si.
Tags
acolhimento
clamor
compaixão
conhecimento
devocional
exercício
falso
fanatismo
luta
ouvir
perseverança
piedade
promessa
resultado
Rev. Hebert Gonçalves
santificação
vontade