Sobre a terra já voai.
Conhecei do mundo a história,
O Natal hoje anunciai:
Adoremos, adoremos,
Cristo é o nosso grande Rei!
O rebanho aqui dormita,
Vós, pastores, acordai.
Entre o homens Deus habita,
Sua estrela contemplai!
Adoremos, adoremos,
Cristo é o nosso grande Rei!
As visões deixai de lado,
Vinde, ó magos, e achareis
Das nações o desejado,
Sua estrela conheceis!
Adoremos, adoremos,
Cristo é o nosso grande Rei!
Vós, seus santos que, prostrados,
Esperáveis sem cansar,
Recebei o Cristo Amado,
Que conosco vem morar.
Adoremos, adoremos,
Cristo é o nosso grande Rei.
Natal - 230 a 249
Hino 230 - Adoração (História)
Hino 231 - O Primeiro Natal (História)
Hino 232 - Pequena vila de Belém
Hino 233 - Os pastores no campo
Hino 234 - Um pequeno a repousar
Hino 235 - O Anjo da Paz
Hino 236 - Em linda noite
Hino 237 - Jesus nasceu
Hino 237A - Linda estrela
Hino 238 - Novas de amor
Hino 239 - Nasce Jesus (História)
Hino 240 - Louvor Angelical (História)
Hino 241 - O nascimento de Cristo (História)
Hino 242 - Os anjos e o Natal (História)
Hino 243 - Noite de Paz
Hino 244 - Mensagem aos pastores
Hino 245 - Homens sábios e de bem (História)
Hino 246 - Jesus, o Messias
Hino 247 - Estrela cintilante
Hino 248 - No humilde presépio
Hino 249 - Na manjedoura
Ênfase do hino:
O hino "Anjos das mansões da glória" tem como ênfase principal a celebração do Natal e a adoração a Jesus Cristo como o grande Rei e Salvador.
Teologia do hino:
O hino "Anjos das mansões da glória" destaca a importância do Natal como o momento em que Deus se faz presente na história da humanidade através do nascimento de Jesus Cristo. Os anjos, pastores e magos são apresentados como testemunhas desse evento divino e sobrenatural.
A teologia por trás do hino também enfatiza a adoração a Jesus Cristo como o grande Rei e Salvador. Ele é apresentado como o "desejado das nações" e aquele que vem morar entre os seus santos. Essa mensagem é central para a teologia cristã, que ensina que Jesus é o caminho para a salvação e a reconciliação com Deus.
Textos bíblicos:
Lucas 2:8-14 - "Havia, naquela mesma região, pastores que estavam no campo e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. E um anjo do Senhor desceu sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor; e tiveram grande temor.
O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.
E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade."
Mateus 2:1-2 - "Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém e perguntaram: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo."
Apocalipse 21:3 - "E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habita, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles."
Metáforas e simbologia:
As três principais metáforas e simbolismos do hino "Anjos das mansões da glória" são:
1. Os anjos: Os anjos que voam sobre a terra são símbolos da presença de Deus entre os homens. Eles anunciam a boa nova do nascimento de Jesus Cristo e convidam as pessoas a adorá-lo como o grande Rei.
2. A estrela: A estrela que os magos contemplam simboliza a orientação divina, que leva as pessoas a encontrarem Jesus Cristo. Ela representa a luz que Cristo traz ao mundo e o seu papel como guia para os seus seguidores.
3. O Natal: O Natal em si é um símbolo da presença de Deus entre os homens. Ele representa o momento em que Deus se fez carne e habitou entre nós, trazendo paz e salvação para toda a humanidade.
Aplicação prática:
O hino "Anjos das mansões da glória" nos convida a refletir sobre a importância do Natal e a adorar a Jesus Cristo como o grande Rei e Salvador. Ele nos lembra que o Natal é um momento de alegria e celebração, pois Deus se fez presente entre nós através do nascimento de Jesus.
Assim, podemos aplicar essa mensagem para a nossa vida cotidiana, buscando viver em adoração e louvor a Jesus Cristo em todos os momentos. Podemos também nos lembrar da importância de compartilhar essa mensagem com outras pessoas, convidando-as a conhecerem o Salvador que nasceu em uma noite de Natal.
Quando cantar:
O hino "Anjos das mansões da glória" é apropriado para ser cantado em celebrações de Natal, especialmente em cultos ou eventos que destacam o nascimento de Jesus Cristo. Ele também pode ser utilizado em outros momentos litúrgicos que enfatizam a adoração e o louvor a Jesus Cristo, como em cultos de ação de graças ou celebrações de batismo.
Tags
adoração
anjos
Deus
esperar
estrelas
glória
hinário presbiteriano
Jesus Cristo
magos
nações
natal
novo cântico
pastores
rebanho
terra