Hino 235 - O Anjo da Paz


Um anjo formoso desceu das alturas,
Na fresca doçura da noite, em Belém.
E a luz fulgurante brilhou nas colinas,
Encheu as campinas e vales também.

A doce mensagem que o anjo trazia,
De grande alegria, de amor divinal,
Encheu de esperanças a vida do crente,
Feliz toda gente naquele Natal!

Se há sombras de medo e o mundo se empenha
Em luta ferrenha de ao bem se opor,
Mal surge dezembro, e eis outro clima,
Pois vem lá de cima bafejos de amor.

É o anjo formoso que vem, novamente,
Lançar a semente do amor divinal,
Trazendo a este mundo canções de alegria,
Na santa harmonia que inspira o Natal.

Ênfase do hino: A ênfase principal do hino é a mensagem de amor e alegria trazida pelo anjo na noite de Natal. O hino destaca que, mesmo em meio às sombras e lutas do mundo, o Natal traz um clima de esperança e renovação, inspirado pelo amor divino.

Teologia do hino: O hino celebra o Natal como um momento de renovação e esperança, trazido pela mensagem de amor e alegria anunciada pelo anjo. A mensagem do Natal é um lembrete do amor de Deus pela humanidade, que se tornou visível através do nascimento de Jesus Cristo. O hino também enfatiza a importância da harmonia e da paz, que são elementos centrais da mensagem do Natal.

Textos bíblicos: Lucas 2:8-14 - "E havia naquela mesma região pastores, que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens."

João 3:16 - "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

Isaías 9:6 - "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz."

Metáforas e simbologia: As principais metáforas e simbologia do hino estão relacionadas ao anjo que desceu das alturas para anunciar a mensagem de amor e alegria do Natal. O anjo é um símbolo da proximidade de Deus com a humanidade e da sua mensagem de paz e harmonia. A luz fulgurante que brilhou nas colinas representa a glória de Deus que se manifestou na noite de Natal. A semente do amor divino lançada pelo anjo é uma metáfora da mensagem do Natal, que é capaz de transformar as vidas das pessoas e trazer esperança e renovação.

Aplicação prática: O hino nos convida a celebrar o Natal como um momento de renovação e esperança, inspirados pela mensagem de amor e alegria anunciada pelo anjo. Devemos lembrar que, mesmo em meio às sombras e lutas do mundo, a mensagem do Natal é capaz de trazer paz e harmonia, inspirando-nos a viver em amor e comunhão com os outros. O hino também nos lembra da importância de compartilharmos a mensagem do Natal com aqueles ao nosso redor, espalhando a semente do amor divino em nossas comunidades.

Quando cantar: O hino é apropriado para ser cantado durante a época do Natal, em celebrações litúrgicas e cultos de adoração. Também pode ser cantado em outras épocas do ano, como um lembrete da mensagem de amor e esperança que o Natal traz para as nossas vidas.



Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: