Do aflito coração!
E queres fazer nele
Perene habitação.
Cristãos jamais seremos,
Nem filhos do Senhor,
Se não fizer morada
Em nós o Salvador.
Jesus, estás batendo
Com traspassada mão!
Espinhos tens na fronte,
Nos olhos compaixão!
Com amor incompreensível
Esperas sem cansar!
Por causa do pecado
Não podes Tu entrar!
Jesus, nos amas tanto,
Bondoso é teu olhar!
Sofreste no Calvário
A fim de nos salvar!
Senhor, com fé abrimos
O nosso coração!
Oh, entra e faze nele
Eterna habitação! Amém.
Decisão - 212 a 216
Hino 212 - Apelo
Hino 213 - A última hora
Hino 214 - Convite e aceitação (História)
Hino 215 - Apelo
Hino 216 - Perdão
Ênfase do hino: O hino tem como ênfase principal a mensagem da importância de permitirmos que Jesus Cristo faça morada em nossos corações. Ele enfatiza que somente por meio da habitação do Salvador em nós é que podemos nos tornar verdadeiros cristãos e filhos do Senhor.
Teologia do hino: O hino retrata a natureza amorosa de Jesus Cristo, que bate à porta do nosso coração esperando que permitamos que Ele entre e faça morada em nós. Ele também enfatiza a obra salvífica de Jesus Cristo, que sofreu no Calvário a fim de nos salvar e nos oferecer a possibilidade de termos uma vida transformada por Ele. A mensagem central do hino é que devemos permitir que Jesus Cristo faça morada em nós, e que isso deve nos levar a uma vida de fé e obediência a Ele.
Textos bíblicos: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo." (Apocalipse 3:20)
"Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada." (João 14:23)
"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus." (Efésios 2:8)
Metáforas e simbologia: A principal metáfora presente neste hino é a figura da habitação de Jesus Cristo em nossos corações. A imagem de Jesus batendo à porta representa a Sua disposição em entrar em nossas vidas e transformá-las, e a figura dos espinhos na Sua fronte representa o sofrimento que Ele suportou no Calvário a fim de nos salvar. A figura da fé representa a nossa disposição em crer em Jesus Cristo e permitir que Ele faça morada em nós.
Aplicação prática: O hino nos convida a refletir sobre a nossa própria relação com Jesus Cristo e a nos rendermos à Sua obra salvífica em nossas vidas. Ele nos lembra que devemos permitir que Jesus Cristo faça morada em nossos corações, e que isso deve nos levar a uma vida de fé e obediência a Ele. É um hino que deve nos motivar a buscar um relacionamento mais profundo com Jesus Cristo e a permitir que Ele transforme as nossas vidas.
Quando cantar: Este hino é apropriado em diversas ocasiões, como cultos de adoração e reflexão, momentos de oração e meditação, celebrações de conversão e batismo, e ainda em momentos de pregação do Evangelho. Ele pode ser cantado em qualquer época do ano e em qualquer ocasião em que se deseje enfatizar a mensagem da habitação de Jesus Cristo em nossos corações.
Tags
amor
barreiras
buscar
comunhão
conversão
fé
hinário presbiteriano
Jesus Cristo
novo cântico
pecado
portas
salvação