Forte serei, pois muito há que sofrer;
Puro serei, no exemplo do meu Mestre,
Nas provações ousado espero ser! (bis)
De todos quero sempre ser amigo,
Ser generoso e o bem não alegar;
Sendo imperfeito, eu hei de ser humilde,
Sempre hei de crer, confiar, servir e amar. (bis)
Para que eu seja sempre assim, ó Cristo,
Vem dominar, mudar meu coração.
Pois eu bem sei dos laços em que caio,
Se não contar com tua proteção! Amém
Ênfase do hino - A ênfase principal do hino é o compromisso de ser verdadeiro, forte, puro, humilde e amoroso, seguindo o exemplo de Cristo.
Teologia do hino - O hino expressa a teologia da ética cristã, que é o conjunto de princípios e valores que orientam a conduta dos cristãos. O hino mostra que a ética cristã é baseada na palavra de Deus e no exemplo de Cristo, que são as fontes de autoridade e inspiração para os crentes. O hino também mostra que a ética cristã envolve virtudes como a veracidade, a fortaleza, a pureza, a humildade e o amor, que são frutos do Espírito Santo na vida dos crentes.
Textos bíblicos - Alguns textos bíblicos que podem ter inspirado o hino são:
“Sede vós pois imitadores de Deus, como filhos amados;” (Efésios 5:1)
“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” (Gálatas 5:22-23)
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Provérbios 4:23)
Metáforas e simbologia - As três principais metáforas e simbologias do hino são:
“Sempre veraz serei” - Essa frase significa o compromisso de ser honesto e sincero em todas as situações.
“Puro serei, no exemplo do meu Mestre” - Essa frase significa o compromisso de ser santo e íntegro, seguindo o modelo de Cristo.
“Vem dominar, mudar meu coração” - Essa frase significa o pedido de Deus para transformar o interior do crente e torná-lo conforme a sua vontade.
Aplicação prática - A aplicação prática do hino é nos desafiar a viver uma vida coerente com a nossa fé em Cristo, buscando imitar o seu caráter e obedecer à sua palavra. O hino também nos desafiar a reconhecer as nossas fraquezas e dependência de Deus, pedindo-lhe que nos dê a sua graça e o seu poder para vencermos os pecados e as tentações.
Quando cantar - O hino é apropriado para cantar em qualquer ocasião que se queira expressar o compromisso de seguir a Cristo e de viver uma vida santa. Também pode ser cantado em momentos de consagração, renovação ou arrependimento. O hino pode ser usado como uma oração pessoal ou coletiva.