De manhã ouves, Senhor, o meu clamor; de manhã te apresento a minha oração e aguardo com esperança (Sl 5.3).
Uma lenda diz que havia em uma gruta uma urna com a verdade da vida. Multidões lançaram-se, ao longo dos tempos, numa procura incessante, pois lá haveria respostas às inquietações humanas.
Três chegaram lá, em momentos diversos e tiveram reações distintas com o que viram.
Sob uma laje, logo removida, estava a inscrição com uma única palavra: esperança.
O primeiro peregrino exasperou-se: - Tanto sacrifício para nada. Andanças intermináveis, assaltantes, armadilhas, ataques de animais selvagens, doenças e, afinal, uma mera palavra!
Enlouqueceu de ódio e desapareceu.
O segundo, não acreditou ter atingido o objetivo e prosseguiu na caminhada de procura.
O terceiro, inicialmente surpreso, procurou entender o que haveria por trás da mensagem e a considerou em plenitude.
Pensou: “Sim, como não havia atentado antes? A esperança é a vida. Com a esperança no coração tudo se torna viável. A esperança antecipa-se à conquista.”
E, assim, feliz por ter encontrado a chave para entender a verdade da vida, prosseguiu caminhando, com a esperança, que é o sonho prestes a se transformar em realidade.
Esperança é vida. Sábia palavra, sábia verdade. A alegria não pode ser encontrada em qualquer conquista deste mundo.
Jesus se apresenta como o único caminho. Deus é a nossa esperança. Não existe outra maneira de encontrar motivação para a vida.
Muitos buscam motivação nas suas posses, nos seus cargos e até na ajuda ao próximo. Todas estas coisas são importantes, mas não podem substituir a nossa esperança em Deus.
Tudo que existe neste mundo passa, mas quem é movido por Deus vive eternamente. O maior tesouro que recebemos é a salvação em Cristo Jesus, a esperança da vida eterna.
Que possamos gritar bem alto como disse o salmista: “Guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo”.
Quem tem esperança tem vida.
Tags
alegria
buscar
caminho (Jesus)
compreensão
devocional
esperança
frustração
graça
motivação
ódio
reflexão
resposta
Rev. Hebert Gonçalves
salvação
tesouro
vida