Um grande líder cristão, discutindo os maiores problemas da Igreja, ressaltou o da liderança. Disse ele: "O mundo está muito necessitado de líderes. Está tão ansioso que, ao ouvir a voz de alguém, o segue. E é uma tragédia que siga tão bem a um líder mau como a um bom."
No ato de seguir a qualquer líder, o homem se parece com as ovelhas. Se observamos um rebanho mudando-se de um pasto para outro, veremos que todo o rebanho seguirá a primeira ovelha que se colocar à frente.
E muitas vezes, antes que o pastor tenha tempo de abrir o portão, a ovelha guia pula a cerca, na pressa de comer o sal ou beber a água, e todas as demais lhe seguem o exemplo.
A maior necessidade do mundo hoje em dia, humanamente falando, é a de liderança sábia:
Um líder deve ter as seguintes qualidades: Humildade, propósito, confiança, personalidade, calma, domínio próprio, paciência, simpatia, abnegação, obediência e amor. Como foi dito, o homem se parece com as ovelhas. O homem quer também um líder a quem possa seguir. Um líder que apenas mande e não faça, não será obedecido. Um líder deve ser o primeiro entre companheiros (Ilustrações EBD - Convenção Batista 1947).
O verdadeiro líder busca em humildade a orientação de Deus para o seu trabalho. Não basta ter habilidade, precisa ser íntegro. Este quanto se dispõe a servir a Deus não visa interesse pessoal. Seu desejo e alegria é ver o trabalho sendo realizado e concluído.
Um líder não pode ser apenas um sonhador, deve ser capaz de comunicar sua visão fazendo outros sonharem com ele. O líder é um encorajador, uma influência positiva para a concretização de um projeto.
Que Deus levante homens e mulheres que tenham integridade e competência, visão e inspiração, capazes de cumprir o importante chamado que lhes foi conferido. Deve presidir, com diligência (Rm 12.8b).
Exerça seu chamado com sabedoria.
Tags
alegria
devocional
humildade
influência
inspiração
integridade
liderança
orientação
Rev. Hebert Gonçalves
sabedoria
sonhos
trabalho
visão