Li uma história que dizia que um grande empresário tinha um empregado que era muito desagradável. Estava sempre muito mal disposto, resmungava com tudo e arranjava problemas com todas as pessoas da empresa.
Além disso, era muito malcriado com ele. Indignados com a sua atitude, os outros funcionários imploravam ao patrão que o mandasse embora, que o substituiriam no seu trabalho.
Então o empresário respondia: E sem ele, como é que vou treinar a minha paciência? Consta que ao fim de uns anos, tratado carinhosamente pelo patrão, o empregado aprendeu a se comportar.
Quando algo ou alguém te irritar lembre-se desta história. No lugar de revidar pense apenas que é um exercício para que você aprenda a ser mais paciente.
Desenvolver a paciência é algo muito importante. O controle emocional nos ajuda a tomar as melhores decisões. Com calma alcançamos nossos objetivos. Quem perde a paciência desiste, agride. Sem paciência destruímos a nós mesmos, vivemos sem paz, sem alegria.
Podemos sempre aprender sobre como ser paciente com Deus. Repare que Deus é muito paciente, cumpre suas promessas, é fiel. Deus perdoa e é misericordioso, ao mesmo tempo não deixa de corrigir o faltoso, nem deixa o pecado sem punição.
Ser paciente não significa tolerar tudo sem fazer nada. Paciente é quem tem controle de sua força. O paciente não exagera em sua reação. Não age vingativamente. Com sabedoria toma a melhor decisão, sabendo controlar suas emoções.
O Salmo 145.8 diz que “o Senhor é misericordioso e compassivo, paciente e transbordante de amor”. Este texto nos revela um ingrediente imprescindível para a paciência existir, o amor.
Com afeição conseguimos ultrapassar a visão de amargura, o ódio e temos paciência. Que sejamos fortes, que possamos agir com sabedoria e paciência diante das provocações. “O paciente dá prova de grande entendimento” (Pv 14.29a).
Grande valor tem o espírito manso.
Tags
amor
aprender
controle
devocional
domínio próprio
emoção
exercício
ira
irritação
mansidão
misericórdia
murmuração
paciência
perdão
reclamação
Rev. Hebert Gonçalves