Uma fábula antiga conta que um rei via sua face em um espelho de mão todas as manhãs. E ficava contente de se ver ali. Certo dia, o espelho descolou-se de seu cabo, perdendo-se nas gavetas.
Quando o rei o tomou em sua mão, como não viu sua face refletida, ficou enlouquecido e saiu correndo pelo palácio. “Onde está minha face? Onde estou?”, gritava, “Onde está meu rosto?”.
Os súditos que, espantados, diziam-lhe que sua face continuava ali, enfrentaram a fúria do rei e acabaram decapitados. Mas eis que, certo dia, chegou um sábio ao reino e logo ficou sabendo de toda a situação.
O rei apreensivo chegou perguntando-lhe onde estava sua face e ordenando-lhe que devolvesse seu rosto. Sem dizer palavra, o sábio imediatamente desferiu um estrondoso tapa no rosto do rei.
Então, entre olhares surpresos e um silêncio sem fôlego, o soberano solenemente ajoelhou-se aos pés do sábio: “Muito obrigado, você devolveu a minha face!”
O comentário que li desta fábula dizia: “Não é assim? Às vezes, a verdade está onde não a vemos - e precisamos senti-la. O rei pensava que seu rosto era o espelho, sem perceber sua face verdadeira”. Este é um tema importante.
Qual sua face verdadeira? Muitos acreditam que são uma imagem refletida. Pensam que sua personalidade é o que ouvem nos bons comentários a seu respeito. Acreditam ser a imagem que refletem em suas profissões, seus bens.
Então, o dia em que o espelho vira do avesso, entram em pânico. O dia em que sua imagem já não reflete como antes, quando não é tão importante para algumas pessoas, sentem que estão perdidos.
Para que isso não aconteça, precisamos sempre estar em contato com a nossa face real. Ela pode ser melhor do que a refletida, mas também não tão bela como parece aos outros.
Quando cuidamos de nossa imagem não apenas externamente, temos maior consciência de quem realmente somos e passamos a refletir a imagem que recebemos de Deus.
Deus nos dá a melhor identidade.
Tags
amadurecimento
autoestima
autoexame
consciência
devocional
honestidade
ira
loucura
relacionamento
Rev. Hebert Gonçalves