E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no reino de meu Pai (Mt 26.29).
A Santa Ceia é o vínculo, a evidência da nossa profissão de fé cristã. O pão representa o corpo de Cristo, e o vinho o seu sangue derramado na cruz por nós. Comer e beber devem ser feitos em memória de Cristo.
Gosto muito da ideia de que sempre que nos reunirmos ao redor da mesa do Senhor devemos olhar para trás, para a frente e para dentro. O Rev. Hernandes Dias Lopes falou sobre isso em um de seus comentários. Trago neste texto um resumo disto:
a) Devemos olhar para trás. Quando você participa da Ceia, você deve olhar para a cruz de Cristo (ICo 11.26). Todas as vezes que comemos o pão e bebemos o cálice, anunciamos a morte do Senhor. Quando Jesus pegou o pão e o partiu, ele disse: “Este pão é o meu corpo, que é partido por amor de vós. Tomai e comei, fazei isto em memória de mim" (ICo 11.24).
Jesus está ordenando que a igreja se lembre não dos seus milagres, mas da sua morte. Devemos olhar para trás e nos lembrar por que Cristo morreu, como Cristo morreu, por quem Cristo morreu. Cristo é o centro da Ceia. A Ceia é uma pregação dramatizada do calvário.
b) Devemos olhar para a frente. Paulo diz: “Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha” (ICo 11.26). A Ceia nos aponta para a segunda vinda de Cristo. Há um clima de expectativa em toda celebração da Ceia do Senhor (Lc 22.16,18). A segunda vinda de Cristo é a grande esperança do cristão num mundo perdido.
c) Devemos olhar para dentro. Paulo exorta: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo" (ICo 11.28). Em vez de examinar e julgar a vida alheia; examine-se a si mesmo e julgue-se a si mesmo. Investigue o seu coração. Analise a sua vida. Paulo diz: Examine-se o homem a si mesmo e coma. Paulo não diz: Examine-se o homem e deixe de comer. A Ceia é um instrumento de restauração. A Ceia é um tempo de cura, de reconciliação. Santa Ceia, nossa comunhão.
Por Hebert Gonçalves
Tags
alimentação
autoexame
comunhão
devocional
escatologia
graça
Jesus Cristo
pão
Rev. Hebert Gonçalves
sacramentos
Santa Ceia
Segunda Vida de Jesus
vinho
visão
Parabéns ao irmão, boa Palavra sobre a Ceia do Senhor
ResponderExcluir