Eu, a Sabedoria, habito com a prudência e disponho de conhecimentos e de conselhos (Pv 8.12).
Um jovem soube que perto de sua casa morava um sábio e foi visitá-lo. Encontrando com ele, perguntou: - Se hoje você encontrasse uma bela mulher em sua cama, conseguiria pensar que não era uma mulher?
- Não - respondeu o sábio, mas conseguiria me controlar.
O jovem continua: - E se descobrisse moedas de ouro no deserto, conseguiria ver este ouro como se fossem pedras?
- Não, mas conseguiria me controlar para deixá-lo onde estavam, responde o sábio.
O jovem então pergunta: - E se você fosse procurado por dois irmãos, um que o odeia, e outro que o ama, conseguiria achar que os dois são iguais?
Com tranquilidade, ele respondeu: - Mesmo sofrendo, eu trataria o que me ama da mesma maneira que o que me odeia.
Naquela noite, ao voltar para casa, falou aos seus amigos: Vou lhes explicar o que é um sábio. É aquele que, mesmo quando tentado, consegue controlar as suas paixões.
Esta é uma boa definição de sabedoria. Sábio é aquele que controla suas paixões. Um homem sábio é um homem prudente. Não toma decisões precipitadas. “O sábio é cauteloso e desvia-se do mal" (Pv 14.16).
O coração sábio procura o conhecimento, procura a verdade e segue os ensinos da Palavra de Deus. A sabedoria de uma pessoa não pode ser medida apenas por sua cultura e conhecimento. A grande sabedoria está em realmente temer a Deus e por isso conseguir alcançar o domínio próprio, controlando as suas paixões.
Como disse Salomão: "O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino” (Pv 1.7).
Quem não busca andar nos caminhos de Deus é chamado de louco. É ignorante, mesmo se for alguém com grande cultura. Busquemos viver em sabedoria.
Busquemos a Deus. “Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento" (Pv 2.6). Que através da comunhão com Deus possamos cada vez mais controlar as nossas paixões. “Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá” (Pv 4.6).
A sabedoria é um grande tesouro.
Por Hebert Gonçalves
Tags
conhecimento
cultura
desejo
devocional
dinheiro
família
juventude
loucura
ódio
relacionamento
Rev. Hebert Gonçalves
sabedoria
sexo
tesouro