Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou (Ec 3.2).
No livro O Senhor dos Anéis: O retorno do rei, de J.R.R. Tolkien, Pippin e Gandalf, no cerco a Gondor, têm o seguinte diálogo:
“Pippin: Não pensei que fosse acabar assim.
Gandalf: Acabar? Não, a jornada não acaba aqui. A morte é só mais um caminho... um que todos nós devemos seguir. Ergue- se a cortina de chuva cinzenta deste mundo... e tudo se transforma em vidro prateado. E então, você vê.
Pippin: O que, Gandalf? O que se vê?
Gandalf: Praias brancas... e além. Um longínquo campo verde... sob um rápido nascer do sol.
Pippin: Bem... não é tão ruim.
Gandalf: Não, não é”.
Geralmente sentimentos como tristeza e medo tomam conta de nós quando pensamos na morte. Parece que o fim chegou. Mas isso não é verdade. A morte pode ser a última etapa, mas não a final.
Temos grandes promessas de vida eterna em Cristo Jesus. Colossenses 1.21-22 (NTLH) diz:
Antes, vocês estavam longe de Deus e eram inimigos dele por causa das coisas más que vocês faziam e pensavam. Mas agora, por meio da morte do seu Filho na cruz. Deus fez com que vocês ficassem seus amigos a fim de trazê-los à sua presença para serem somente dele, não tendo mancha nem culpa.
A morte e ressurreição de Jesus abriram o caminho para a nossa ressurreição e vida eterna. Após a nossa morte, nos encontraremos com Deus.
...por meio do Filho, Deus resolveu trazer o Universo de volta para si mesmo. Ele trouxe a paz por meio da morte do seu Filho na cruz e assim trouxe de volta para si mesmo todas as coisas, tanto na terra como no céu (Cl 1.20 - NTLH).
A morte para o cristão não é o fim, é o início de um novo caminho.
Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome (Ap 3.12).
A jornada não acaba aqui, quando morremos, voltamos para Deus. Em todo tempo Deus está presente.
Por Hebert Gonçalves
Tags
devocional
esperança
eternidade
luto
medo
morte
ressurreição
Rev. Hebert Gonçalves
salvação
tristeza