Salmos 7.14
Eu sei que por mais que existam benefícios do sofrimento, nenhum de nós quer sofrer. Mas quando falamos a respeito do sofrimento, não se trata de querer sofrer. Todos nós iremos passar pelo sofrimento mesmo sem querer.
Por isso, melhor do que ficar pensando nas dores e derrotas do sofrimento, é sempre ter em vista que o sofrimento na vida de quem conhece a Deus coopera para o bem.
Stanley Jones, em seu livro Cristo e o Sofrimento Humano diz:
Stanley Jones, em seu livro Cristo e o Sofrimento Humano diz:
Quando estivermos sendo carbonizados no fogo do sofrimento, devemos compreender que o divino artista nos está preparando para sermos instrumentos do seu propósito.
O sofrimento nos aproxima de Deus, da consciência de dependência. Nos afasta da ignorância da auto segurança e nos leva à busca pela ajuda de Deus, fortalece a nossa fé. O sofrimento acaba com nosso orgulho. Ele nos faz enxergar como somos pecadores.
Nos leva à confissão e ao arrependimento, purifica a piedade, nos faz mais amigos das pessoas. O sofrimento nos faz enxergar que vivemos em um mundo mau e nos faz ansiar pela vida eterna.
É importante lembrar que existe muito sofrimento desnecessário. O sofrimento gerado pela nossa insistência ao pecado, pela nossa negligência diante dos avisos e alertas de Deus.
Não podemos eliminar o sofrimento da terra, mas podemos evitar muito sofrimento em nossa vida e família se obedecemos a Deus, se andamos em caminhos de paz, se buscamos a verdade.
Graças a Deus podemos ter grande esperança. “O pecado, o sofrimento e a morte serão banidos do universo, com a vitória final do reino de Deus”. (Stanley Jones).
Por enquanto temos que conviver com o sofrimento. Não devemos criar uma expectativa ilusória de uma vida na atualidade livre do sofrimento.
Mas podemos nos alegrar, pois temos bem presente a consolação de Deus por intermédio de sua graça que atingiu a nossa vida e um dia “o último inimigo”, a morte, será derrotado para sempre.
O sofrimento, Deus transforma em bênção.
Por Hebert Gonçalves
Tags
alegria
bênçãos
consequência
devocional
esperança
obediência
paz
pecado
Rev. Hebert Gonçalves
sofrimento
verdade