Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam
Deuteronômio 30.19
João Weslei, homem de físico franzino (altura de apenas 1 metro e 66 centímetros e pesando menos de 60 quilos), ao completar 88 anos atribuiu a sua saúde às seguintes regras:
1) Ao exercício constante e ar fresco.
2) Ao fato de nunca, mesmo doente ou com saúde, em terra ou no mar, haver perdido uma noite de sono desde o seu nascimento.
3) À habilidade de dormir, de dia ou de noite, ao sentir-se cansado.
4) Ao fato de observar a regra por mais que sessenta anos de se levantar às 4 horas da manhã.
5) Ao costume de sempre orar às 5 da manhã, durante mais de cinquenta anos (Passava duas horas diariamente em oração, e muitas vezes mais. Considerava a oração a coisa mais importante da sua vida).
6) Ao fato de quase nunca sofrer de dor, desânimo ou cuidado durante a vida inteira.
Albert Camus disse que a vida é a soma de suas escolhas. Muito do que está acontecendo hoje na sua vida é resultado das escolhas que você fez. As escolhas que você fizer hoje irão resultar no que irá acontecer amanhã.
É vontade de Deus que cada um de nós faça escolhas com responsabilidade. Podemos escolher a melhor forma de cuidar de nossa piedade, da nossa carreira, nossa família, nossa saúde, como gastar o nosso dinheiro etc.
Nem sempre conseguiremos escolher o melhor, mas é preciso acertar mais. Não somos obrigados a fazer o mal. Pelo contrário, Deus nos liberta do mal e nos fortalece para andarmos na sua luz.
Sempre estarão diante de nós as escolhas certas. É preciso escolher o certo mesmo que pareça tomar uma decisão que exija maior esforço de nossa parte.
Sobre as decisões erradas do passado, agora só nos resta admitir nosso erro, confessar nossos pecados e seguir no caminho correto. Para estes a promessa de Deus é: “Tenho visto os seus caminhos e o sararei” (Is 57.18).
Diante de tantas opções, devemos escolher as melhores coisas.
Por Hebert Gonçalves
Tags
biografias
caminhada
confissão
consequência
decisões
devocional
dinheiro
erro
escolhas
família
futuro
longevidade
profissão
promessa
Rev. Hebert Gonçalves
saúde