Uma moça ia ao mercado equilibrando, na cabeça, a vasilha do leite. No caminho, começou a calcular o lucro que teria com a venda dele.
- Com este dinheiro, comprarei muito ovos. Naturalmente, nem todos estarão bons, mas, pelo menos, de três quartos deles sairão pintinhos. Levarei alguns para vender no mercado. Com o dinheiro que ganhar, aumentarei o estoque dos ovos. Tornarei a pô-los a chocar e, em breve, terei uma boa fazenda de criação. Ficando rica, os homens, pedir-me-ão em casamento. Escolherei, naturalmente, o mais forte, o mais rico e o mais bonito. Comprarei um lindo vestido de seda, para o casamento e, também, um bonito véu. Assim pensando, sacudiu a cabeça, de contentamento. A vasilha do leite caiu ao chão, o leite esparramou-se pela estrada e nada sobrou para vender no mercado.
Sempre ouvimos pessoas falando sobre a necessidade de sonhar com o futuro. Realmente é preciso se preparar para o futuro.
Mas é preciso tomar cuidado para que os nossos sonhos não atrapalhem o mais importante que são os passos que devemos dar a cada dia.
Um tropeço pode nos atrasar. Pensar longe demais pode se tornar um impedimento para aproveitar as oportunidades que são oferecidas hoje.
Um tropeço pode nos atrasar. Pensar longe demais pode se tornar um impedimento para aproveitar as oportunidades que são oferecidas hoje.
Podemos sonhar e até projetar um futuro que nos parece melhor. Não existe sonho impossível desde que seja um sonho bom, algo conforme a vontade de Deus. É certo que os caminhos e pensamentos de Deus são muito melhores e maiores que os nossos.
Mas, melhor do que se concentrar no que ainda vai acontecer, é viver no presente. Fazer o melhor a cada dia e ser surpreendido com realização inesperada. Mais do que sonhar, devemos acreditar. Mais do que imaginar, é preciso correr o risco de realizar.
Na cama se sonha, na vida se trabalha, se executa os sonhos e os tornam realidade. “Fácil é sonhar todas as noites. Difícil é lutar por um sonho” (Carlos Drummond de Andrade).