Chegamos a mais um Natal. Tempo de correria às lojas para comprar presentes, para arrumar a casa, para viajar reencontrar familiares, enfim, as pessoas buscam dar sentido a esta data tão especial.
Mas qual sentido estamos procurando dar ao Natal?
Mas qual sentido estamos procurando dar ao Natal?
A história bíblica em Mateus 2.1 a 12 nos informa que quando Jesus nasceu uns magos (que eram estudiosos das estrelas) saíram do oriente e foram a Jerusalém com o propósito de descobrir o significado do aparecimento de uma estrela. Algo sobrenatural estava acontecendo.
Eles partiram enfrentando uma longa viagem na busca do verdadeiro sentido daquela nova estrela, procuravam conhecer o menino, que segundo os seus estudos deveria ser o Rei dos Judeus (2.2)
Hoje temos visto que as pessoas buscam diversos sentidos para o Natal. Para alguns se trata de festejar, para outros, oportunidade de receber presente, fartura de comida e bebida, ou ainda, pode ser oportunidade para lucros e muitas vendas.
Mas o verdadeiro sentido do Natal está no nascimento de Jesus. A Bíblia nos ensina que o nascimento de Jesus é o cumprimento da promessa feita aos nossos primeiros pais que o Senhor providenciaria um Salvador para o mundo.
Jesus, de fato, nasceu em seu coração?
Chama também nossa atenção a conduta dos escribas, que embora conhecessem a fundo a profecia da vinda do Messias, não creram (2.4,5,6). Mesmo estando familiarizados com as verdades bíblicas e tendo um conhecimento profundo delas não deram crédito aos magos e posteriormente, não acreditaram em Jesus a despeito de todos os milagres que fez no período que esteve entre eles.
Este também é um risco que corremos, de viver numa atmosfera religiosa e, no entanto, não reconhecer o Messias. Quantas pessoas vivem próximas do altar, conhecem profundamente a mensagem bíblica, mas mesmo assim permanecem longe de Jesus? Não são poucas!
O nosso desejo é que neste natal você não busque a religiosidade vazia, mas que busque o verdadeiro sentido na pessoa de Jesus que veio por amor a mim e a você (João 3.16).
Que verdadeiramente Jesus possa nascer em seu coração!
Josimar Gabriel da Rocha é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formou-se Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 1993 Foi ordenado pastor em 1995. Trabalhou como missionário no Rio Grande do Sul como plantador da Igreja de Alegrete, RS.