Seu navegador não suporta o elemento audio
1. Vejo no céu, esplendente,
Hino 355 - Oração infantil
1. Vejo no céu, esplendente,
Do sol a clara luz!
Quero viver tão-somente
Brilhando por Jesus.
Brilhando, brilhando,
Brilhando, brilhando,
Brilhando qual doce luz!
Brilhando, brilhando,
Brilhando por meu Jesus!
2. Quero na vida exaltá-lo
2. Quero na vida exaltá-lo
Na escola e no estudar.
Quero também imitá-lo
Em casa e no brincar.
3. Amável com toda gente,
3. Amável com toda gente,
Assim me quer Jesus!
De rosto alegre e contente
De rosto alegre e contente
Brilhando como a luz.
4. O feio e triste pecado
Ajuda-me a vencer!
Tendo Jesus ao meu lado,
Eu quero aqui viver.
Eu quero aqui viver.
Crianças - 355 a 367
Hino 355 - Oração infantil
Hino 356 - Jesus menino
Hino 357 - Louvor infantil (História)
Hino 358 - Jesus e as crianças
Hino 359 - Jesus me quer bem
Hino 360 - Pequena luz
Hino 361 - Brilhando com Jesus
Hino 362 - Brilhando por Jesus (História)
Hino 363 - Venhas as crianças
Hino 364 - Graças a Deus (História)
Hino 365 - Convite às crianças
Hino 366 - Joias preciosas
Hino 367 - Convite aos meninos (História)
Informações
Letra: Nellie Talbot
Adaptação: Salomão Ferraz, 1908
Música: Edwin Othello Excell, 1851 - 1921
Ênfase do hino:
A ênfase principal do hino é o desejo de viver para exaltar e imitar Jesus, brilhando como luz em todas as áreas da vida. O hino enfatiza a importância de vencer o pecado e ter Jesus ao nosso lado para que possamos ser verdadeiros discípulos e testemunhas de Cristo.
Teologia do hino:
O hino Brilhando por Jesus é um convite para uma vida de santidade e compromisso com Cristo. O tema da luz é novamente presente, representando a presença de Cristo em nossas vidas e a nossa missão de sermos luz no mundo. O hino também destaca a importância da imitação de Cristo, seguindo o exemplo de amor e humildade que ele nos deixou. Além disso, o hino enfatiza a vitória sobre o pecado, que só é possível através da presença e poder de Cristo em nossas vidas.
Metáforas e simbologia:
O hino utiliza a metáfora da luz para representar a presença de Cristo em nossas vidas e a nossa missão de sermos luz no mundo. A expressão "brilhando como a luz" destaca a importância de sermos verdadeiras testemunhas de Cristo, refletindo a sua luz através das nossas palavras e ações. Além disso, o hino também enfatiza a importância da vitória sobre o pecado, que é simbolizado como algo feio e triste.
Aplicação prática:
O hino Brilhando por Jesus nos desafia a viver uma vida de compromisso com Cristo em todas as áreas da vida. Devemos buscar imitar o exemplo de amor e humildade que Cristo nos deixou, sendo amáveis com todas as pessoas e refletindo a sua luz em tudo o que fazemos. Além disso, devemos buscar vencer o pecado em nossas vidas, contando com a presença e o poder de Cristo para nos ajudar nessa jornada. Como cristãos, devemos buscar ser verdadeiras luzes no mundo, testemunhando de Cristo através das nossas palavras e ações.
Quando cantar:
O hino Brilhando por Jesus é apropriado para ser cantado em qualquer ocasião em que se deseje enfatizar a importância de uma vida de compromisso com Cristo e de testemunho para o mundo. É um hino adequado para ser cantado em cultos de adoração, estudos bíblicos, retiros espirituais e outros eventos cristãos. Também é apropriado para ser cantado em momentos de celebração, como casamentos ou aniversários, lembrando-nos da importância de vivermos para exaltar e imitar Jesus em todas as áreas da vida.
História
O texto deste poema para crianças é de Neilie Talbot e foi traduzido e adaptado pelo Rev. Salomão Ferraz (1880-1969) que foi Bispo da Igreja Católica Livre do Brasil, escritor, poeta e teólogo.
A música é do compositor norte-americano Edwin Othello Exceli nascido em Ohio, em 1851, filho de um pastor da Igreja Reformada Alemã.
Tomou-se um conhecido e apreciado professor de canto escolar. Também se dedicou a reger o canto em campanhas evangelísticas. Durante a campanha da Igreja Metodista Episcopal em East Brady, Pennsylvania, converteu-se e passou a dedicar-se à música sacra.
Fez seus estudos com George F. Root (v. hino n° 335) e seu filho Frederick W. Root. Transferiu-se para Chicago em 1883 e começou a publicar coleções de hinos evangelísticos que foram largamente usados.
Foi ativo na condução da música nas convenções de Escolas Dominicais. Auxiliou o bispo metodista Rev. John H. Vincent na organização do "International Sunday School Lessons".
Reconhecido por sua capacidade na condução do canto congregacional, veio a participar, durante vinte anos, das campanhas do evangelista Sam P. Jones.
Compôs mais de dois mil cânticos e publicou cerca de cinqüenta coleções. Faleceu em Louisville, Kentucky, quando participava de uma campanha reavivalista com Gypsy Smith, em 1921.
Tags
alegria
brincar
casa
céu
criança
hinário presbiteriano
imitar
Jesus Cristo
luz
novo cântico
pecado
testemunho
vitória