Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos - Eclesiastes 5.10 - leia também Lucas 12.16-21
Em uma sociedade em que a ganância e a cobiça imperam, o foco da vida de um Cristão não deve ser o consumismo e sim a busca pelo reino de Deus.
Mas, infelizmente com as mudanças de hábitos de consumo que vem ocorrendo nas últimas décadas, cada vez estamos gastando mais.
Mas, infelizmente com as mudanças de hábitos de consumo que vem ocorrendo nas últimas décadas, cada vez estamos gastando mais.
O que era supérfluo está virando necessidade. Assim muitas pessoas estão deixando de lado princípios importantes para garantir a satisfação momentânea do consumismo.
Com isso estão colhendo as consequências de sua escolha: endividamento, problemas nos relacionamentos, corrupção ética e moral, enfraquecimento espiritual.
Jesus ilustra a loucura da ganância humana na parábola do homem rico. Este homem estava com falta de espaço para a sua grande produção e resolve construir celeiros maiores. Achava que com isso poderia descansar tranquilo, porque tinha riquezas armazenadas para muitos anos.
Só não contava com a notícia de que naquela mesma noite ele iria morrer e não ficaria com nada do que havia ajuntado. E nada lhe restou, pois sua única riqueza era material. Ele não se preocupou em ser rico para com Deus, não cuidou da sua vida espiritual.
É preciso tomar cuidado. Não devemos nos amoldar ao padrão da maioria que através da busca constante em armazenar coisas, demonstra que ama mais o dinheiro do que a Deus.
Quem vive assim, cedo ou tarde, sendo bem-sucedido ou não, vai perceber que está buscando fartar sua alma no vazio. Devemos seguir o conselho de Paulo que diz: Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas (Cl 3.2).
Precisamos aprender a ser contentes com as coisas que temos. A Bíblia afirma a verdade de que a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens.
No lugar do amor ao dinheiro que leva à ruína e destruição devemos buscar a Deus combatendo o bom combate da fé que nos aproxima da vida eterna.
Que o nosso desejo de ficar rico, seja de ser rico para Deus.
Por Hebert Gonçalves