Leia com atenção este trecho da Bíblia:
Isaías 28:23-29
23 - Ouçam, escutem a minha voz; prestem atenção, ouçam o que eu digo.
24 - Quando o agricultor ara a terra para o plantio, só faz isso o tempo todo? Só fica abrindo sulcos e gradeando o solo?
25 - Depois de nivelado o solo, ele não semeia o endro e não espalha as sementes do cominho? Não planta o trigo no lugar certo, a cevada no terreno próprio e o trigo duro nas bordas?
26 - O seu Deus o instrui e lhe ensina o caminho.
27 - Não se debulha o endro com trilhadeira, e sobre o cominho não se faz passar roda de carro; tira-se o endro com vara, e o cominho com um pedaço de pau.28 - É preciso moer o cereal para fazer pão; por isso ninguém o fica trilhando para sempre. Fazem passar as rodas da trilhadeira sobre o trigo, mas os seus cavalos não o trituram.29 - Isso tudo vem da parte do Senhor dos Exércitos, maravilhoso em conselhos e magnífico em sabedoria.
Esta parte fala do nosso trabalho, do nosso próprio sustento que Deus igualmente providenciou para nós na forma de um irrecusável e abençoado recurso. Depois da queda do homem, especialmente narrada em Gênesis (3.16-19) o trabalho ficou mais difícil - mas não significa que o trabalho em si é um castigo.
Pelo contrário, desde os seus primórdios o cristianismo tem condenado o ócio e até mesmo quando tem sido praticado em nome da religião.
1 Tessalonicenses 4:11
11 - Esforcem-se para ter uma vida tranqüila, cuidar dos seus próprios negócios e trabalhar com as próprias mãos, como nós os instruímos;
Efésios 4:28
28 - O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.
1 Timóteo 5:13
13 - Além disso, aprendem a ficar ociosas, andando de casa em casa; e não se tornam apenas ociosas, mas também fofoqueiras e indiscretas, falando coisas que não devem.
O próprio Jesus dignificou o trabalho, pois era carpinteiro.
Marcos 6:33 - Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? Não estão aqui conosco as suas irmãs? " E ficavam escandalizados por causa dele.
Paulo deixou-nos exemplos de trabalho honesto.
Atos 18:33 - e, uma vez que tinham a mesma profissão, ficou morando e trabalhando com eles, pois eram fabricantes de tendas.
Cristo mesmo criou a base social da justiça do trabalho: “digno é o trabalhador do seu salário” - Lucas 10.7
Nossos serviços devem ser realizados por amor ao grandioso nome do Senhor. Todo o que trabalha é abençoado porque colabora com o Plano da Redenção do mundo que Deus reservou para a sua própria glória.
Efésios 6:5-9
5 - Escravos, obedeçam a seus senhores terrenos com respeito e temor, com sinceridade de coração, como a Cristo.
6 - Obedeçam-lhes não apenas para agradá-los quando eles os observam, mas como escravos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus.
7 - Sirvam aos seus senhores de boa vontade, como ao Senhor, e não aos homens,
8 - porque vocês sabem que o Senhor recompensará a cada um pelo bem que praticar, seja escravo, seja livre.
9 - Vocês, senhores, tratem seus escravos da mesma forma. Não os ameacem, uma vez que vocês sabem que o Senhor deles e de vocês está nos céus, e ele não faz diferença entre as pessoas.
O homem é despenseiro das riquezas de Deus, e, nós, como cristãos autênticos não podemos ignorar que a genuína fé é comprovada, afinal de contas, pela competente qualidade dos nossos trabalhos.
Porque somos salvos em Cristo, temos condições de praticar obras com consciência, para a glória do Senhor; não para a nossa própria, porque isso seria proveniente do maligno.
Que a nossa vida seja um constante trabalhar para a gloria do Senhor como bem nos exorta Paulo: "E tudo quanto fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai." - Colossenses 3.23
Por Carlos Teles