“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” - Romanos 12:11-2
Paulo dissuade em nós o velho homem; pelo seu pensamento nos conduz em direção à pessoa de Cristo, e nos induz a agir neste mundo de maneira transformada e transformadora.
O apóstolo nos apresenta um motivo essencial: a Nova Vida que achamos na expressão do amor de Cristo e no máximos sacrifício do Redentor que nos conclama a um mínimo de sacrifício expresso na nossa vida de culto a Deus.
Esta vida renovada em Cristo é igualmente poderosa porque é alimentada pela graça do Espírito Santo de Deus. Este é o motivo que deve prevalecer em graça numa vida renovada, poderosa, controlada por uma sempre nova vida cuja mente está sadia em Cristo, transformada, renovadora.
Tudo aponta para a METAMORFOSE segundo os preceitos bíblicos de uma imagem de Deus que perdemos na quebra do pacto edênico, mas readquirida pela nova aliança em Cristo Jesus.
Portanto, o objetivo da renovação é revelar ao mundo, novamente, a imagem e semelhança com a qual fomos criados para a honra, o louvor e a glória de nosso Deus, pois só assim experimentaremos qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para conosco.
Por Carlos Teles