O Que é um homem de Deus ? Como podemos reconhecer uma pessoa espiritualmente amadurecida ? Essas perguntas não são novas. Já era um problema do tempo do Novo Testamento. Quando Timóteo hospedou-se em Éfeso para ajudar cristãos amadurecidos, enfrentou homens que queriam ser mestres e líderes espirituais na Igreja.
Paulo elogiou aqueles que queriam liderar: “Excelente obra almeja” (1 Tm.3:l). Mas ele deu a entender “que é preciso que seja um tipo certo de homem”.
Tito também enfrentou este problema. Paulo deixou-o em Creta especificamente para que: “em cada cidade, constituísse(s) presbíteros”. E novamente deu a entender que precisava ser homem certo: “conforme te prescrevi” continua o texto.
As duas passagens das cartas citadas constituem um esboço poderoso para testar o nível de maturidade do cristão apto para exercer liderança na Igreja (lTm.3:l-7;Tt.l:5-l0).
Eis as qualificações mencionadas:
- Irrepreensível
- Esposo de uma só mulher
- Temperante
- Sóbrio
- Modesto
- Hospitaleiro
- Apto para ensinar
- não dado ao vinho
- Não arrogante
- Não irascivo
- Não vio,lento
- Inimigo de contendas
- Cordato
- Não avarento
- Que governe bem a sua própria casa
- Tenha bom testemunho dos de fora
- Amigo do bem
- Justo
- Piedoso
- Não seja neófito (novo na fé)”
De todas as vinte qualificações, dezenove relacionam-se com a reputação, a ética, a moral, o temperamento, os hábitos e a maturidade espiritual e psicológica do homem. E a outra se relaciona com sua capacidade de dirigir sus própria família.
Se alguém deseja ser um líder na Igreja, de fato almeja uma excelente obra, contudo é mister que certifique-se de que está desenvolvendo as qualidades especificada na Palavra do Senhor.
Os que vão exercer o direito (privilégio) de escolher os líderes, têm o dever de observar os parâmetros estabelecidos na mesma Palavra sob pena de serem amaldiçoados por Deus ante uma liderança escolhida à revelia das Suas orientações.
A liderança abençoadora na vida da Igreja é aquela escolhida segundo o coração de Deus. Que o Espírito Santo ilumine a todos afim de que se realize a vontade do Senhor.
Por Carlos Teles