As circunstâncias históricas
Sem demora formou-se em Roma uma comunidade cristã composta de judeus e gentios. A Bíblia não diz quem foi o primeiro a proclamar Cristo na capital do Império; talvez algum judeu, testemunha do Pentecostes (confira Atos 2:5).
Paulo ouviu falar dessa comunidade através de judeus como Áquila e Priscila, expulsos de Roma sob o imperador Cláudio (Atos 18:1-2).
Paulo ouviu falar dessa comunidade através de judeus como Áquila e Priscila, expulsos de Roma sob o imperador Cláudio (Atos 18:1-2).
Apóstolo dos gentios, muitas vezes ele desejou ir até lá, mas foi impedido por causa do trabalho com o estabelecimento das Igrejas na Ásia Menor e na Grécia (Romanos 1:13).
No final de sua terceira viagem missionária, lá pelo ano 58, ele entreviu afinal a possibilidade de realizar seu projeto (Romanos 15:23).
De Corinto, antes de sua partida para Jerusalém, Paulo escreveu aos Romanos, preparando sua ida; ignorava que dois anos ainda o separavam de sua chegada a Roma, como prisioneiro.
No final de sua terceira viagem missionária, lá pelo ano 58, ele entreviu afinal a possibilidade de realizar seu projeto (Romanos 15:23).
De Corinto, antes de sua partida para Jerusalém, Paulo escreveu aos Romanos, preparando sua ida; ignorava que dois anos ainda o separavam de sua chegada a Roma, como prisioneiro.
A importância da Epístola
A Epístola aos Romanos é a exposição mais completa que as Escrituras dão da doutrina da salvação pela fé. Ela não é muito fácil, mas é particularmente importante.
Seu estudo esclareceu o monge Lutero e o levou a romper com o catolicismo. Em 1516 publicou um comentário da Epístola aos Romanos que, com o de Calvino em 1539, marcou profundamente o começo da Reforma.
No século passado, Frederico Godet escreveu: "É provável que toda a renovação espiritual na Igreja esteja sempre ligada a uma compreensão mais profunda desta obra."
Que nesta hora de perigo ecumênico o Senhor arme os Seus filhos com o discernimento da Sua verdade!
No século passado, Frederico Godet escreveu: "É provável que toda a renovação espiritual na Igreja esteja sempre ligada a uma compreensão mais profunda desta obra."
Que nesta hora de perigo ecumênico o Senhor arme os Seus filhos com o discernimento da Sua verdade!
Os temas principais: justiça, fé, pecado
Depois de se ter apresentado, e anunciado o assunto de sua carta: a justiça de Deus pela fé (1:1-17), Paulo aborda o primeiro ponto de sua exposição: a universalidade do pecado (1:18-3:20).
Tendo demonstrado a culpabilidade de todos, ele anuncia o Evangelho: Agora, Deus justifica todo homem pela fé em Jesus Cristo. Com o auxílio do exemplo de Abraão, prova que Deus imputa a justiça ao homem unicamente por causa de sua fé, e nunca em virtude de suas obras (3:21-4:25).
Tendo demonstrado a culpabilidade de todos, ele anuncia o Evangelho: Agora, Deus justifica todo homem pela fé em Jesus Cristo. Com o auxílio do exemplo de Abraão, prova que Deus imputa a justiça ao homem unicamente por causa de sua fé, e nunca em virtude de suas obras (3:21-4:25).
Paz, Salvação
Essa justiça divina tem conseqüências práticas: Ao que crê, ela dá paz com Deus e garantia de salvação; à humanidade arrastada para a morte pela falta de Adão, ela oferece vida, pelo ato de obediência de Cristo (cap. 5).
A graça de Deus não autoriza o crente a viver no pecado, pelo contrário, em Cristo ele se torna uma nova criatura a serviço da justiça (cap. 6).
A graça de Deus não autoriza o crente a viver no pecado, pelo contrário, em Cristo ele se torna uma nova criatura a serviço da justiça (cap. 6).
O crente não está mais na obrigação da satisfazer por si mesmo a lei, porque em Cristo ele está sob um novo regime (cap. 7): mais do que isso, agora o Espírito de Deus habita nele, e o conduz, esclarece, inspira suas orações e o sustenta (cap. 8).
Judeus e pagãos
O que acontece a Israel, a quem pertencem as promessas? A salvação é uma graça de Deus; pensando merecê-la pelas obras, Israel caiu no endurecimento. Por isso não reconheceu em Jesus o Messias anunciado.
Deus o pôs de lado por algum tempo e ofereceu a todos os povos a salvação em Cristo. Mas um dia Deus o reintegrará como povo eleito e pela graça será salvo (cap. 9-11). O final da Epístola é consagrado à vida dos crentes. Todos juntos formam um só corpo, a Igreja, onde cada um tem funções diversas.
São chamados a se amarem uns aos outros, a se submeterem às autoridades estabelecidas, a suportar o irmão fraco na fé e respeitar suas convicções (ver o cap. 14 e 15), procurando a paz e a edificação mútua (12: 1-15:13).
Deus o pôs de lado por algum tempo e ofereceu a todos os povos a salvação em Cristo. Mas um dia Deus o reintegrará como povo eleito e pela graça será salvo (cap. 9-11). O final da Epístola é consagrado à vida dos crentes. Todos juntos formam um só corpo, a Igreja, onde cada um tem funções diversas.
São chamados a se amarem uns aos outros, a se submeterem às autoridades estabelecidas, a suportar o irmão fraco na fé e respeitar suas convicções (ver o cap. 14 e 15), procurando a paz e a edificação mútua (12: 1-15:13).
Conclusão
Finalmente, Paulo faz lembrar seu ministério apostólico, anuncia sua visita e saúda a Igreja de Roma (15:14-16:27).
ÍNDICE
Pentateuco
Gênesis - Êxodo - Levítico - Números - DeuteronômioLivros Históricos
Josué - Juízes - Rute - 1 Samuel - 2 Samuel - 1 Reis - 2 Reis - 1 Crônicas - 2 Crônicas - Esdras - Neemias - Ester
Livros Poéticos
Jó - Salmos - Provérbios - Eclesiastes - Cantares
Profetas Maiores
Isaías - Jeremias - Lamentações - Ezequiel - Daniel
Profetas Menores
Oséias - Joel - Amós - Obadias - Jonas - Miquéias - Naum - Habacuque - Sofonias - Ageu - Zacarias - Malaquias
Evangelhos
Mateus - Marcos - Lucas - João
Histórico
Atos
Cartas PaulinasRomanos - 1 Coríntios - 2 Coríntios - Gálatas - Efésios - Filipenses - Colossenses - 1 Tessalonicenses - 2 Tessalonicenses - 1 Timóteo - 2 Timóteo - Tito - Filemon
Cartas Gerais
Hebreus - Tiago - 1 Pedro - 2 Pedro - 1 João - 2 João - 3 João - Judas
Profético
Apocalipse
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panorama bíblico