A época
Sexto século antes de Jesus Cristo. Perto de 130 anos se passaram desde que as 10 tribos do norte (o reino de Israel) foram levadas em cativeiro para a Assíria. De 597a 586 A.C., os caldeus cercaram Jerusalém e acabaram por se apoderar dela.
Sexto século antes de Jesus Cristo. Perto de 130 anos se passaram desde que as 10 tribos do norte (o reino de Israel) foram levadas em cativeiro para a Assíria. De 597a 586 A.C., os caldeus cercaram Jerusalém e acabaram por se apoderar dela.
Nabucodonosor deportou para a Babilônia cativos de Judá, em levas sucessivas (2 Reis 24:14-16; 25:11; 2 Crônicas 36:20). Entre eles, jovens de raça real que deviam ser instruídos na ciência dos caldeus, para servirem no palácio do rei (Daniel 1:3-5).
O autor
Daniel foi um deles. Seus três amigos, Hananias, Misael e Azarias, partilharam de sua decisão de não se deixar contaminar com os manjares reais, carnes previamente oferecidas em sacrifício aos deuses pagãos.
Deus honrou essa integridade (confira 1 Cor. 8; 10:19-21) e, depois de uma prova de 10 dias (Daniel 1:8-16), os quatro jovens hebreus encontraram graça diante do administrador real e depois, de toda a corte.
Deus honrou essa integridade (confira 1 Cor. 8; 10:19-21) e, depois de uma prova de 10 dias (Daniel 1:8-16), os quatro jovens hebreus encontraram graça diante do administrador real e depois, de toda a corte.
Interrogados por Nabucodonosor, mostraram ter mais sabedoria que seus companheiros submetidos ao regime das festividades reais.
O rei admitiu-os a seu serviço (1:12); mais tarde, ele lhes proporá a responsabilidade da província de Babilônia (2:49; 3:30).
O rei admitiu-os a seu serviço (1:12); mais tarde, ele lhes proporá a responsabilidade da província de Babilônia (2:49; 3:30).
Daniel concordará em ter as funções de primeiro ministro (2:48). Momentaneamente despojado sob Belsazar (5:12), ele voltou a esse cargo (5:29), que conservou sob a dominação persa, durante os reinados de Dario e de Ciro (6:3, 28).
Daniel foi, pois, um servo fiel, testemunhando de Deus junto aos mais poderosos monarcas de sua época, e isso durante os 70 anos do cativeiro de Judá (de Nabucodonosor até Ciro).
Daniel foi, pois, um servo fiel, testemunhando de Deus junto aos mais poderosos monarcas de sua época, e isso durante os 70 anos do cativeiro de Judá (de Nabucodonosor até Ciro).
Os seis primeiros capítulos
Se bem que história e profecia sigam juntas neste livro, ele se divide essencialmente em duas seções: uma histórica e uma profética.
Os capítulos 1-6 relatam o desenrolar dos fatos acontecidos de um reino a outro (Nabucodonosor cap. 1-4 Belsazar, cap. 5, Dario, cap. 6).
Os capítulos 1-6 relatam o desenrolar dos fatos acontecidos de um reino a outro (Nabucodonosor cap. 1-4 Belsazar, cap. 5, Dario, cap. 6).
Narrações admiráveis, onde o profeta depende do seu Deus (cap. 1), interpreta os sonhos do rei (cap. 2 e 4) e transmite as mensagens do Todo-Poderoso aos soberanos temporais (cap. 2, 4 e 5). Seus companheiros são lançados na fornalha ardente porque se recusaram a dobrar os joelhos ante uma estátua de ouro (cap. 3).
Daniel é lançado na cova dos leões porque não quis dirigir súplicas senão ao Senhor (cap. 6). E nos dois casos seus adversários tiveram que sofrer o castigo destinado a esses fiéis servos de Deus.
Os seis últimos capítulos
Daniel 7 retoma, em outras formas, o grande tema profético iniciado em Daniel 2, na interpretação do primeiro sonho de Nabucodonosor.
Sob forma figurada, as duas passagens anunciam a sucessão dos quatro impérios universais da antiguidade, abrangendo 10 séculos de história:
Sob forma figurada, as duas passagens anunciam a sucessão dos quatro impérios universais da antiguidade, abrangendo 10 séculos de história:
Daniel 2 / Daniel 7
A cabeça de ouro (cap 2) / o leão (cap 7) = império da Babilônia, Nabucodonosor.
O peito de prata (2) / o urso (7) = império dos Medos e dos Persas, Ciro.
O ventre de bronze (2) / o leopardo (7) = império da Grécia, Alexandre.
As pernas de ferro e barro (2) / o animal muito poderoso (7) = império de Roma, César.
Daniel 8 prevê as circunstâncias que se seguem ao domínio medo-persa, apresentando sob o emblema de um pequeno chifre, um impostor que perseguirá o povo judeu; essa predição realizou-se literalmente na pessoa de Antíoco Epifânio, , rei da Síria (175-164 A.C.), mas ela descreve também, em termos muito explícitos, a pessoa do Anticristo, ditador universal do fim dos séculos.
Daniel 9 e 11 também lhe fazem alusão, estendendo-se sobre as características do adversário de Deus (2 Tessalonicenses 2.1-12; 1 João 2.18 e 4.3; Apocalipse 13).
A par desses acontecimentos revolucionários, aparece a profunda piedade do profeta. Os caps. 9,10 e 12 nô-lo mostram orando e pleiteando diante de Deus a causa do seu povo, e a seguir recebendo a promessa das recompensas reservadas aos fiéis e vencedores (cap. 11.32-35; 12.2-3, 9-13).
Daniel 9, profecia única na Bíblia
É a única passagem do Velho Testamento que permite prever com precisão a data da morte de Jesus Cristo.
As 69 semanas de anos (483 anos) contados a partir do momento em que Artaxerxes (445 A.C.) deu ordem para reconstruir Jerusalém (Neemias 2:6-8) terminam exatamente no ano da crucificação (29 A.D.).
**Quanto à manifestação do Anticristo, correspondendo à 70ª semana, pertence ainda ao futuro; a obra expiatória realizada no Calvário abriu no calendário de Deus, uma era de graça para o mundo. Ela está como que interposta entre a 69ª e a 70ª semana de anos de Daniel 9:24-27.
As 69 semanas de anos (483 anos) contados a partir do momento em que Artaxerxes (445 A.C.) deu ordem para reconstruir Jerusalém (Neemias 2:6-8) terminam exatamente no ano da crucificação (29 A.D.).
**Quanto à manifestação do Anticristo, correspondendo à 70ª semana, pertence ainda ao futuro; a obra expiatória realizada no Calvário abriu no calendário de Deus, uma era de graça para o mundo. Ela está como que interposta entre a 69ª e a 70ª semana de anos de Daniel 9:24-27.
Daniel era cativo dos caldeus e dos persas: 6 séculos mais tarde, um outro cativo, o apóstolo João, exilado em Patmos (Apocalipse 1:9) retomará, no último livro da Bíblia, o tema confiado ao profeta exilado na Babilônia. Não é, pois, sem razão que seu livro foi designado o Apocalipse do Velho Testamento.
A autenticidade do livro
A extraordinária precisão com que Daniel descreve o avanço dos acontecimentos políticos e militares sobrevindo entre o 5º e o 2º século A.C. (cap. 8-9 e 11) levou certos críticos a atribuir essa profecia a um autor diferente, que teria vivido em uma época posterior.
O homem natural nunca pode admitir o milagre da inspiração, nem conceber o papel do Espírito Santo inspirando os profetas a falarem da parte de Deus (2 Pedro 1:21).
O homem natural nunca pode admitir o milagre da inspiração, nem conceber o papel do Espírito Santo inspirando os profetas a falarem da parte de Deus (2 Pedro 1:21).
O próprio Senhor Jesus Cristo referiu-se explicitamente ao profeta Daniel (Mateus 24:15), conferindo uma autoridade divina inegável a seus escritos. Sem hesitar, nós nos colocamos a Seu lado, aceitando sem reserva a paternidade de Daniel para o 5º livro profético do Velho Testamento.
**O cálculo é feito em anos de 360 dias, aos quais convém acrescentar 8 anos devido à diferença em relação aos anos do calendário juliano
Livros Históricos
Josué - Juízes - Rute - 1 Samuel - 2 Samuel - 1 Reis - 2 Reis - 1 Crônicas - 2 Crônicas - Esdras - Neemias - Ester
Livros Poéticos
Jó - Salmos - Provérbios - Eclesiastes - Cantares
Profetas Maiores
Isaías - Jeremias - Lamentações - Ezequiel - Daniel
Profetas Menores
Oséias - Joel - Amós - Obadias - Jonas - Miquéias - Naum - Habacuque - Sofonias - Ageu - Zacarias - Malaquias
Evangelhos
Mateus - Marcos - Lucas - João
Histórico
Atos
Cartas PaulinasRomanos - 1 Coríntios - 2 Coríntios - Gálatas - Efésios - Filipenses - Colossenses - 1 Tessalonicenses - 2 Tessalonicenses - 1 Timóteo - 2 Timóteo - Tito - Filemon
Cartas Gerais
Hebreus - Tiago - 1 Pedro - 2 Pedro - 1 João - 2 João - 3 João - Judas
Profético
Apocalipse
ÍNDICE
Pentateuco
Gênesis - Êxodo - Levítico - Números - DeuteronômioLivros Históricos
Josué - Juízes - Rute - 1 Samuel - 2 Samuel - 1 Reis - 2 Reis - 1 Crônicas - 2 Crônicas - Esdras - Neemias - Ester
Livros Poéticos
Jó - Salmos - Provérbios - Eclesiastes - Cantares
Profetas Maiores
Isaías - Jeremias - Lamentações - Ezequiel - Daniel
Profetas Menores
Oséias - Joel - Amós - Obadias - Jonas - Miquéias - Naum - Habacuque - Sofonias - Ageu - Zacarias - Malaquias
Evangelhos
Mateus - Marcos - Lucas - João
Histórico
Atos
Cartas PaulinasRomanos - 1 Coríntios - 2 Coríntios - Gálatas - Efésios - Filipenses - Colossenses - 1 Tessalonicenses - 2 Tessalonicenses - 1 Timóteo - 2 Timóteo - Tito - Filemon
Cartas Gerais
Hebreus - Tiago - 1 Pedro - 2 Pedro - 1 João - 2 João - 3 João - Judas
Profético
Apocalipse
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